Monday, June 10, 2013

Valorização e promoção do património da periferia de Guimarães

Ponte do Arco (Serzedo)
Seguindo os princípios que orientam este blog, foi recentemente apresentada uma proposta ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Guimarães, no domínio da cultura e do turismo, intitulada "Guimarães não é só centro histórico: valorização e promoção do património da periferia". A proposta defende a valorização turística do património das freguesias exteriores ao casco urbano de Guimarães, que, salvo algumas exceções, são esquecidas pelas entidades que promovem o turismo em Guimarães. Há muitos locais de interesse no concelho que não estão facilmente acessíveis a potenciais interessados e que não têm promoção nos canais de divulgação orientados ao público em geral.

Pretende-se alterar esta situação através de um conjunto de ações que dêem maior visibilidade a tantos pontos de interesse em todo o concelho e, assim, trazer também benefícios económicos à população vimaranense, fazendo com que os turistas não concentrem o consumo apenas na cidade e fazendo com que permaneçam mais tempo (ou voltem mais vezes).

A proposta, que pode ser consultada aqui, foi aceite para a fase de votação. Caso considere a proposta merecedora da sua aprovação, siga as instruções abaixo para proceder ao voto na mesma:

  1. Efetuar aqui o registo na plataforma do Orçamento Participativo de Guimarães (tem de ter mais de 18 anos e residir, trabalhar, estudar, ou ter nascido no concelho de Guimarães).
  2. Autenticar-se aqui com os dados indicados no registo.
  3. Aceder aqui à proposta.
  4. No final da página, irá encontrar um botão "Votar", o qual deverá pressionar para concluir o processo.

Note que tem apenas até ao dia 30 de junho para o fazer! Guimarães agradece!